Mostra fotográfica destaca identidade negra no Carnaval

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A exposição itinerante Salve o Samba! A identidade negra no carnaval porto-alegrense está agora no Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo s/nº), das 9h às 18h, onde permanece até 23 de abril. A mostra, que já foi visitada por cerca de 8 mil pessoas, tem como foco a valorização da identidade negra relacionada ao Carnaval, através de suas rodas de samba e dos locais de memória e resistência de uma etnia que ainda hoje luta pela consolidação de seus direitos. 


O trabalho é dividido em dois eixos. O primeiro traz considerações sobre a história do Carnaval em Porto Alegre, por meio de textos, fotos antigas e trechos de jornais. O segundo apresenta fotos do desfile de 2011, no Complexo Cultural do Porto Seco. A seleção de imagens foi realizada pelos fotógrafos Luciano Lanes, Evandro Oliveira e Fredy Vieira, da Prefeitura de Porto Alegre.


A exposição Salve o Samba! A identidade negra no carnaval porto-alegrense entrou em cartaz pela primeira vez em novembro do ano passado, no Mercado Público. Logo após, percorreu os Centros Administrativos Regionais da Restinga e Eixo-Baltazar. O projeto foi idealizado pela jornalista Clarissa Lima e executado com apoio da Unidade de Documentação e Memória da Carris, do Gabinete de Comunicação Social e do Gabinete do Povo Negro da prefeitura.


Outras informações pelo telefone (51) 3289-2168.


*Notícia do site da prefeitura de Poa

Comentários

Postagens mais visitadas